quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A IMPORTÂNCIA DE UMA "SALA DE CULTURA" NO MUSEU

PORQUE CONSTRUIR UMA SALA DE CULTURA? PARTICIPE E COLABORE COM ESTE PROJETO













O Museu está providenciando um espaço  para a criação da Sala Cultura de Itaituba, conforme o Plano Museológico, que tem como objetivo demonstrar passo a passo da história da cultura de Itatiba, através de seu histórico e objetos existentes desde as primeiras manifestações culturais apresentadas no município.
 O Museu Aracy Paraguassú tem em seu plano museológico o organograma a criação da Sala da Cultura do Munícipio de Itaituba denominada Idolasy Moraes das Neves, através de votação pela comunidade Itaitubense. O momento é de executar essa atividade para que se possa deixar registradas as manifestações que existiram e existem para contar a história do povo itaitubense.  Quase todas as Salas Temáticas do museu já estão montadas, faltando essa para sacramentar o histórico cultural do Município. É hora de criar a Sala da Cultura – Idolasy das Neves, detalhando todos os eventos culturais e manifestações artísticas do município, mais especificamente da década de 50 até os dias atuais. Dentre tantos objetivos deste projeto, temos: 

. Divulgar o histórico dos eventos culturais e manifestações artísticas através de imagens e textos;

            . Apresentar a sociedade todos os principais eventos que marcaram a vida das pessoas na cidade;
            - Catalogar objetos que fazem parte da cultura e outros produtos do desenvolvimento do município;
          Adquirir através de campanhas, imagens e outros objetos que fizeram parte da história cultural do Município. 

Estão sendo  registrados nesta sala os seguintes itens: Poesias, Pastorinha, Cordões( Borboleta, Tangará, Garça, Andiraes e Macaco), Painel de personalidades importantes culturalmente e que se destacaram no município, Carnavalescos, Blocos de Carnavais, Misses Itaitubense, Danças, Quadrilhas,  Comédias, Garotas do Meio Ambiente e outros momentos importante da cultura do Município,  através de painel de parede, objetos e outros materiais que possam compor o conjunto da referida sala. Quem tiver material que possa agregar valor a este acervo, por favor, procure o  museu e faça a doação, lembrando que pra registros fotográficos, o doador leva uma cópia e fica com o seu original caso não queira desfazer-se de seu arquivo. Em caso de impossibilidade de fazer a reprodução, o museu, certamente o fará.


PROVIDÊNCIAS EM CURSO
Solicitar dos homenageados os materiais prontos como: fotos, quadros, banners para fazerem parte do acervo do Museu,  montar os painéis,   preparar os banners de fotografias e textos sobre temas que irão fazer parte da sala,  pesquisar os materiais necessários,  reunir com as personalidades importantes da Cultura,  registrar os Secretários e Diretores de Cultura do Município, registrar a história dos personagens que deram ênfase a cultura de Itaituba.
Seja um apoiador deste projeto e exercite sua cidadania motivando as boas ações em prol da cultura de sua cidade. Procure o museu pessoalmente ou faça contato por este blog ou email:  museuaracyparaguassu.blogspot.com


















LAYONELLY AMORIM 1983















  




Texto e edição geral por Fátima do Socorro Gomes Costa - Turismóloga atuante no Museu  desde Setembro 2019 





Nenhum comentário:

Postar um comentário