terça-feira, 15 de outubro de 2019

Arqueologia e Educação Patrimonial em Itaituba PA


        FOI REALIZADA AINDA NO MÊS DE JUNHO A SEGUINTE ATIVIDADE
Estiveram em Itaituba os pesquisadores da área da arqueologia pertencente a empresa INSIDE Consultoria Cientifica, para fazer um trabalho de salvamento arqueológico na região da Base de Distribuição de Combustível Petróleo Sabbá Sa, no Porto Raizen. As ações educativas iniciaram na sexta feira, dia 31 de maio, com Vera Lucia Mendes Portal( arqueóloga) e Mariana Trindade Freire ( museóloga) realizando um trabalho com alunos da Escola Municipal A Mão Cooperadora, com o apoio da direção da mesma. Esta atividade foi realizada a tare com a turma de 6º ano. Já pela noite ministraram palestra no Museu Aracy Paraguassu com o tema: Educação Patrimonial e Arqueologia no Porto Raizen em Itaituba, este trabalho teve a participação de Fátima do Socorro Gomes Costa (Turismóloga) que compartilhou informações sobre os museus de Itaituba, apresentando em detalhes o MUSEU ARACY PARAGUASSU para os alunos do curso de pedagogia da Faculdade do Tapajós - FAT e demais presentes.
Dando continuidade ao trabalho, as educadoras patrimoniais juntamente com a Diretora do Museu, Regina Lucirene e o senhor Wagner Veiga, Diretor da Inside Consultoria Cientifica fizeram um trabalho de mobilização visitando as comunidades de Independência I e II, onde tiveram contato com artefatos arqueológicos de propriedade da senhora Josiane Silva Falcao. Naquela ocasião ainda fizeram contato com professores e líderes comunitários para estabelecer uma agenda pra semana seguinte, onde deverá acontecer atividades e orientação geral sobre os mesmos temas já trabalhados na noite de sexta-feira 31 de maio. Para tanto, serão inseridos outros temas que servirão para estimular um cuidado melhor com relação ao ambiente que habitam e para que também possam preservar seus patrimônios locais.
A Inside Consultoria Cientifica desenvolve seu trabalho em parceria com o Museu Aracy Paraguassú, Prefeitura Municipal de Itaituba e O Instituto de Pesquisa em Estudos Culturais e Ambientais Sustentáveis da Amazônia- IPEASA, que reune diversos profissionais, pesquisadores, professores, povos da Amazônia, por meio da Integração de Instituições e Organizações de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Brasil/França
Fotos: Inside Consultoria Científica



















Texto e edição geral por Fátima do Socorro Gomes Costa - Turismóloga atuante no Museu  desde Setembro 2019 - No caso aqui exposto, ainda atuava apenas como voluntária do Museu .

Nenhum comentário:

Postar um comentário