sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O Palacete (Paço) Municipal de Itaituba


PALACETE, PAÇO, PREFEITURA, MUSEU... DE TODO JEITO, A BELEZA, A HISTÓRIA E A IMPONÊNCIA DO PRÉDIO É INQUESTIONÁVEL    

INAUGURAÇÃO DO PAÇO(PALACETE)  MUNICIPAL DE ITAITUBA



 Merece aplausos a iniciativa tomada pela IPHAN, para reestruturar o prédio da Prefeitura Municipal de Itaituba, O antigo Paço Municipal, acionada pela ação do Dr. Sylvio Leopoldo de Macambira Braga. 
 A Lei Provincial n° 290, de 15 de dezembro de 1856, que transferiu para Itaituba a categoria de Freguesia e Vila, conferida ao povoado de Brasilia Legal, previa no seu artigo 2°: “A Câmara Municipal respectiva alugará casa para suas sessões enquanto não ordenar a construção de edifício próprio para esse fim”
 Até o raiar do século XX, a Câmara funcionou em casa alugada, prédio hoje pertencente a Samuel Bemerguy, sito a Avenida Presidente Vargas.
 A Lei PROVINCIAL N° 849, DE 09 DE ABRIL DE 1875, autorizou a Câmara Municipal a “Comprar casa que sirva para o “Paço Municipal e Cadeia Pública. Não tendo sido cumprindo essa determinação, outra Lei, de n° 901 de maio de 1877, voltou a autorizar a compra, também sem efetivação.         
 Não faltavam dispositivos legais incentivando o poder municipal a construir a sede de seu governo. A Lei Provincial n°1006, de 25 de junho de 1881 determinou as Camarás Municipais aplicar nas construções dos Cemitérios e Paços Municipais os saldos existentes, além dos créditos votados para isso...”
 Finalmente depois de muitos entraves próprios da falta de recursos financeiros, a pedra fundamental do prédio do Paço Municipal de Itaituba foi lançada a 29 de julho de 1883, na gestão do primeiro intendente republicano eleito Coronel Vitor José Pinto de Campos.
A planta da obra foi elaborada pelo engenheiro suíço Dr. Gustavo Toeper, que se encontrava na época, residindo em Itaituba no serviço de demarcação de terras promovida pelo governador estadual.     
A Obra foi iniciada com empreiteiro e ficou paralisada em princípios de 1894, tendo sido gasto, nesse tempo, a importância de trinta e nove contos de reis, sendo rescindido o contrato primitivo, Foi então aberta nova concorrência sem alcançar êxito, o que levou o governo municipal a promover a obra administrativamente, autorizado pela Lei Municipal de 31 de agosto de 1898, já na administração do intendente Coronel José Joaquim de Moraes Sarmento.  
  A Serviço administrativo da obra ficou a cargo do Tenente Leopoldo Augusto de Moraes, que deu por concluída primeiramente a parte destinada a cadeia pública, inaugurada a 03 de maio de 1899.

    Inauguração
  Concluída a grande obra a Lei Municipal n° 63, de 6 de junho de 1900, estabeleceu o dia 15 de novembro para a inauguração do novo prédio, que concedia com a instalação da cidade, ocasião em que foi lavrada a seguinte ata.

            “Aos quinze dias do mês de novembro o ano do nascimento de Nossa Senhor Jesus Cristo, de mil e novecentos, decimo primeiro da proclamação da República Federal Brasileira, as cinco horas da tarde nesta cidade de Itaituba Estado do Pará, Republica dos Estados Unidos do Brasil, sendo presidente da Republica o Exmo. Sr. Dr. Manoel Ferraz de Campos Salles, governador do Estado, o Exmo. Sr. Dr. José Paes de Carvalho e intendente Municipal o Exmo. Sr. Dr. José Paes d Carvalho e intendente Municipal o Exmo Sr. Deputado Coronel José Joaquim de Moraes Sarmento observadas as prescrições legais, teve lugar, com as solenidades próprias do ato, em observância a resolução municipal n° 03, de 06 de junho do corrente ano, na presença do Conselho Municipal, autoridades e numerosos concurso de pessoas de todas as classes sociais, a inauguração do edifício destinado a servir de Paco Municipal,  mandado construir pelo Conselho Municipal, presidido pelo Coronel Vitor José Pinto de Campos, que iniciou a obra a 24 de  julho de 1893. E para constar lavrou-se este auto que vai assinado pelo Intendente Municipal, autoridade e pessoas que assistiram ao ato. Eu Teodoro Caetano Corrêa, Secretário do governo Municipal de Itaituba.



Paço Municipal de Itaituba – 1910  Fachada do Paço Municipal da Intendência Municipal de Itaituba, em dia de sessão solene do Conselho de Intendência, fotografia do ano de 1910. 







Texto e edição geral por Fátima do Socorro Gomes Costa - Turismóloga atuante no Museu  desde Setembro 2019 









Nenhum comentário:

Postar um comentário